Acompanhada do secretário de Obras, Carla visita obras no Bosque Manoel Jorge

O objetivo da obra da EMTU é evitar erosões e o assoreamento da lagoa

Na última quinta-feira, dia 24, a vereadora e presidente da Câmara Carla Lucena (PSDB), esteve com o secretário de Obras, Projetos e Planejamento Urbano, Tiago Lobo nas obras que vão recuperar o Bosque Manoel Jorge, no Jardim Santa Rosa, em Nova Odessa. O objetivo da obra, feita pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), é evitar erosões na área interna do bosque e o assoreamento da lagoa, durante a ocorrência de chuvas.

“Estive no Bosque com o Tiago que me explicou passo a passo desta obra que é um complemento do Corredor Metropolitano Noroeste, através de um acordo feito pelo prefeito Bill com a EMTU. Vale destacar a preservação de todas as nascentes do bosque, de um trabalho sério e responsável e, que a principal melhoria proporcionada ao município será a contenção de águas de chuva que passam pelo bosque e desembocam na região da rodoviária”, disse Carla.

As obras tiveram início em abril e segundo o secretário Tiago Lobo estão sendo construídos gabiões e muros de arrimo para contenção de erosão, assim como escada hidráulica para amortecer a velocidade da água e um canal pluvial das águas provenientes da Avenida Ampelio Gazzetta, até a lagoa dentro do bosque. Assim, a enxurrada que desce do lado do Ginásio de Esportes será canalizada e não levará mais consigo as terras, o que ocasionava erosões e o assoreamento da lagoa.

“Com a canalização, a lagoa servirá também como uma espécie de piscinão natural. Por exemplo”, disse Tiago. “Iremos amenizar o acúmulo de água de chuvas no entorno da Rodoviária”. A diretora de Meio Ambiente, Parques e Jardins também acompanha de perto todos os trabalhos.

Publicado em: 25 de maio de 2018