Após apresentação em Brasília, vereador defende viabilidade da Central de Tratamento do Consimares

Elvis Pelé é presidente do Conselho Fiscal do consórcio; central pode ser modelo para regiões metropolitanas

O vereador de Nova Odessa Elvis Garcia, o Pelé, que é presidente do Conselho Fiscal do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), acompanhou a comitiva que esteve em Brasília essa semana para apresentar o projeto da Central de Tratamento de Resíduos a técnicos do governo federal. “Todas as reuniões foram extremamente produtivas e o projeto foi muito bem recebido em todos os órgãos técnicos em que foi apresentado. Acredito que seja uma solução viável para região abrangida pelo consórcio e, como ouvimos muito lá em Brasília, pode servir de modelo de para outras regiões”, afirmou.

O projeto conta com tecnologia para a geração de energia elétrica a partir de rejeitos (resíduos sem potencial de reciclagem) e coloca o trabalho dos catadores de recicláveis como fundamental para sua viabilização.

A comitiva que esteve em Brasília entre os dias 13 e 14 de junho foi formada pelo presidente do Consórcio, Mauricio Baroni, prefeito de Elias Fausto; o superintendente Valdemir Ravagnani (o Mimo), Pelé e o consultor Antonio Bolognesi. As agendas foram intermediadas pelo ministro das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha.

Os representantes do consórcio estiveram na Secretaria Especial para o Programa de Parcerias e Investimentos; na Secretaria de Relações Institucionais, Setor de Acompanhamento Regional, na Secretaria Especial de Assuntos Federativos, Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental e na Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, comandada pelo ex-prefeito de Santa Bárbara d’Oeste e ex-presidente do Consimares, Denis Andia.

O próximo passo para o desenvolvimento da Central de Resíduos é o agendamento de reuniões com técnicos dos ministérios para fazer uma discussão mais completa do projeto que, se atender aos critérios federais, pode ter apoio até do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

O CONSÓRCIO - O Consimares é composto por sete cidades (Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré), onde vivem 1 milhão de habitantes, que produzem cerca de 700 toneladas de resíduos, por dia, despejadas em aterros sanitários.

O programa de recuperação de resíduos do Consimares tem dois pontos principais: a criação de uma rede de cooperativas de reciclagem - para garantir trabalho e renda a catadores - e a Central de Tratamento de Rejeitos, com tecnologia que transformará resíduos que não podem ser reaproveitados em energia elétrica.

Quando viabilizado, o projeto garantirá gestão sustentável dos resíduos na região, geração de trabalho e renda para catadores, redução de custos aos municípios com a destinação final dos resíduos, geração de energia elétrica suficiente para abastecer 400 mil residências, além da redução dos gases de efeito estufa produzidos pelos aterros sanitários que tanto prejudicam o meio ambiente.