Aprovado projeto que cria mês de orientação sobre epilepsia

Março Roxo deverá ter ações voltadas à divulgação de informações sobre a doença

Os vereadores de Nova Odessa aprovaram, na última sessão, projeto de lei que institui, no calendário oficial do município, o evento Março Roxo, mês dedicado à realização de ações educativas para conscientização sobre epilepsia. O projeto é de autoria do vereador Wagner Morais (PSDB).

Os parlamentares também usaram camiseta alusiva ao movimento durante a sessão. Antes da sessão os vereadores se reuniram com Veviane Spergue e Andrea Toreli Vigentin, representantes da Federação Brasileira de Epilepsia Epibrasil, que falaram sobre a rotina dos pacientes que têm epilepsia.

A epilepsia é uma doença do cérebro. Atinge pessoas de ambos os sexos e de todas as faixas etárias. Estima-se que no Brasil existam cerca de 3 milhões de pessoas com epilepsia. A doença se caracteriza por crises recorrentes e reversíveis, desencadeadas por uma disfunção cerebral transitória e que podem durar desde poucos segundos até alguns minutos. Possui múltiplas causas que vão desde um viés genético até causas adquiridas e evitáveis como danos cerebrais causados por traumatismos crânio-encefálicos, lesões pré-natais ou perinatais. Estima-se que 70% das pessoas com epilepsia possam ter as suas crises controladas por medicamentos fornecidos pela Rede Básica de Saúde.

“Estima-se que 40% dessas pessoas não recebem tratamento adequado. Além disso, esses pacientes sofrem com discriminação e violação dos direitos humanos, muitas vezes causadas pelo desconhecimento e falta de informação sobre a doença”, afirmou Morais.

De acordo com o projeto de lei aprovado, a critério dos gestores municipais, poderão ser desenvolvidas as seguintes atividades como a divulgação de dados e informações acerca do assunto; realização de palestras, campanhas e ações educativas sobre o tema; divulgação, por todos os meios possíveis, das atitudes que devem ser adotadas por aqueles que presenciarem uma crise epilética; estímulo ao apoio e proteção às pessoas com epilepsia e sua família, entre outras. Os eventos e as ações serão realizados, anualmente, no mês de março.

Publicado em: 17 de fevereiro de 2021