Câmara entrega honraria Policial Padrão 2021

Um representante de cada força policial que atua na cidade foi homenageado pela Casa de Leis

Em sessão solene realizada na tarde desta sexta-feira, 28 de maio, a Câmara entregou a honraria Policial Padrão 2021 ao Guarda Civil Municipal Ederson Forti, ao cabo da Polícia Militar, Vanderlei Silvino de Moraes, e ao delegado João Jorge Ferreira da Silva, que foi representado pelo atual delegado de Polícia Civil do município, Diego Bini.

A concessão da honraria acontece em cumprimento ao Decreto Legislativo 294, de 12 de abril de 2016, e tem o objetivo de homenagear os policiais que prestam relevantes serviços na manutenção da segurança e da ordem pública em Nova Odessa.

Os homenageados são escolhidos pelas corporações, a pedido da Câmara. Cabe a cada corporação estabelecer os critérios para a seleção dos indicados.

Participaram da sessão, conduzida pelo presidente da Casa, Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, os vereadores Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, Oseias Domingos Jorge, Sílvio Natal, o Cabo Natal, Márcia Rebeschini, Levi Tosta e Paulo Bichof.

Forti é integrante da Guarda Civil Municipal desde 2003 e morador de Nova Odessa desde 2007. Graduado em gestão pública e pós-graduado em gestão integrada de segurança pública, foi promovido a subinspetor em 2019 e a inspetor em 2020.

Moraes é policial militar em Nova Odessa há 25 anos e em 2014 recebeu a promoção a cabo. Entre as ocorrências nas quais atuou no município, foi destacada uma ocorrência de 2012, que resultou na prisão de 17 indivíduos e apreensão de vários armamentos.

O delegado João Jorge, que está na Polícia Civil há 29 anos, atualmente é delegado em Hortolândia, mas esteve em Nova Odessa até a nomeação de Diego Bini. A indicação se deu por sua atuação no caso registrado no ano passado, em que, em uma ação da Polícia Militar, a acusada abordada jogou soda cáustica nos policiais, causado ferimentos graves. O delegado atuou rapidamente, garantindo a prisão da acusada.

Também participaram do evento policiais militares, entre eles o tenente coronel da Polícia Militar, Valmir Moreira da Silva, guardas municipais e o diretor de Segurança Municipal, Carlos Eduardo Fanti.

“Devemos respeito e muita gratidão a esses homens e mulheres que dedicam a vida para proteger a sociedade. Sabemos que o poder público precisa avançar muito para dar o devido reconhecimento a todos esses policiais, de todas as corporações, mas a entrega desta honraria é uma forma de dizer que o Poder Legislativo municipal está ao lado das forças policiais para auxiliá-los no que estiver ao nosso alcance”, afirmou o presidente da Casa, Elvis Pelé.