Câmara recebe Apadano para debater ampliação da acessibilidade e inclusão no Legislativo

O presidente da Câmara de Nova Odessa, Wagner Morais, e o vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, receberam representantes da Apadano (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Nova Odessa) para discutir ações que poderão ampliar a acessibilidade e a inclusão nas ações do Legislativo. Uma dessas ações é a contratação de um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para acompanhar e traduzir todas as sessões legislativas.

“Acredito que já demos um grande passo em relação à acessibilidade com a mudança de prédio. No novo imóvel não temos escadas e ele foi totalmente planejado para garantir a circulação de pessoas com deficiência física”, afirmou o presidente da Casa, Wagner Morais.

“Temos que dar um passo de cada vez, mas agora é hora de ampliar a inclusão para outros portadores de deficiências, como a surdez. Um intérprete de Libras é uma forma de ampliar a participação da comunidade surda nas ações do Legislativo, com o acompanhamento das sessões em tempo real”, completou o diretor geral da Câmara, André Faganello, que também acompanhou a reunião.

Em setembro, mês dedicado à valorização dos surdos e da Libras, a Câmara terá um intérprete contratado para todas as sessões. “Essa iniciativa é importante porque marca um mês de conscientização, mas vamos ampliar para todas as sessões assim que possível porque precisamos garantir a plena inclusão da comunidade surda”, afirmou Morais.

“Sempre atuei em favor da Apadano e da comunidade surda porque sei da importância dos projetos de inclusão. Abrir as portas da Câmara para ampliar o debate sobre esse tema é essencial”, disse Tiãozinho.

Três datas marcam o mês de setembro. Dia 23 é comemorado o Dia Internacional das Línguas de Sinais. Dia 26 é o Dia Nacional do Surdo. A data foi escolhida por ser a data de fundação do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), a primeira escola para surdos no Brasil. E dia 30 é celebrado o Dia Internacional do Surdo e do Tradutor.

Entre os representantes da Apadano presentes à reunião estava o presidente da associação, Daniel Carlos Tavares, acompanhado de Valdir, Adriana, Valdecir e Amanda.