Com recursos de emenda apresentada por vereador, fisioterapia recebe equipamentos

O Setor de Fisioterapia da Secretaria de Saúde recebeu novos equipamentos adquiridos com recursos da emenda impositiva apresentada pelo vereador Levi Tosta, o Levi da Farmácia.

Por meio do chamado “Orçamento Impositivo”, Levi destinou emenda no valor de R$ 41.201,85 para a modernização do Setor de Fisioterapia.

“Esse setor atende os mais diversos pacientes que precisam de atendimento ortopédico, neurológico, respiratório e preventivo. Com os novos equipamentos, os profissionais terão melhores condições de trabalho e poderão ampliar o atendimento”, afirmou Levi.

Foram comprados com o recurso uma escada de canto com rampa e corrimão duplos, uma barra paralela, uma tábua de madeira quadríceps com base e regulagem, três computadores, um banco terapêutico fashion toys, dois bancos tartaruga estofados, oito pares toning ball de um quilo e oito pares de dois quilos, cinco sfignomanômetros digitais de braço, uma geladeira, um bosu, três massageadores vibratórios com infravermelho e duas bolsas.

Ainda não foram entregues dois equipamentos de laser duo, um equipamento de laser pulse portable, com led e caneta 808nm e dois tens portáteis.

ORÇAMENTO IMPOSITIVO – O chamado Orçamento Impositivo está em vigor desde 2021. Este ano os parlamentares aprovaram o aumento no percentual que será destinado às emendas apresentadas pelos vereadores a partir do ano que vem.

A partir de 2024, caberá aos vereadores a destinação de 2% da receita corrente líquida do município por meio de emendas. Até então, esse percentual era de 0,3%.

Considerando que a receita corrente líquida estimada para esse ano de 2023 é de R$ 290,7 milhões, se o novo percentual fosse aplicado neste ano, cada vereador teria direito a indicar como devem ser aplicados cerca de R$ 646 mil. Obrigatoriamente, metade do valor deve ser destinado à área da Saúde.