Médico Humberto Mizael Ribon recebe moção de congratulações após defender UTI em Nova Odessa

Intensivista esteve na Câmara no dia 13 de abril e falou com os vereadores sobre os impactos da pandemia

Por defender a urgência na instalação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em Nova Odessa e esclarecer dúvidas dos vereadores sobre a situação da pandemia de Covid-19 na região, o médico intensivista Humberto Mizael Ribon recebeu moção de congratulações, aprovada na sessão da Câmara da última segunda-feira.

A participação do médico em uma reunião com os vereadores no último dia 13 de abril atendeu a um convite do presidente da Comissão de Saúde, Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin (PSDB).

De acordo com o texto da moção, Ribon trabalhou durante anos no Hospital Municipal de Americana, como coordenador do pronto-socorro e do pronto-atendimento, foi coordenador da clínica médica e diretor técnico/superintendente. Também serviu o exército e atende como médico no Centro de Detenção Provisória de Americana, além de atuar na ala Covid e na UTI do Hospital São Francisco, em Americana.

Na reunião com os vereadores de Nova Odessa o médico falou sobre os impactos da Covid-19 em todos os seus aspectos, destacando tanto a crise na saúde quanto a econômica. Segundo ele, ainda é preciso discutir sobre os impactos sociais trazidos pela pandemia. “Temos o desenvolvimento do medo, do terror, por aquelas pessoas que ficam muito em casa. Também temos as doenças que não estão sendo tratadas porque os estabelecimentos de saúde estão sobrecarregados com o atendimento de pacientes com Covid”, lembrou.

Ele ainda destacou a importância do isolamento social e da adoção de medidas de prevenção, já que agora, nesta segunda onda, o perfil dos pacientes mais graves mudou. “Tínhamos um grupo mais suscetível aos graves da doença, como os idosos. Mas agora isso mudou e os mais jovens também estão sendo acometidos. Precisamos reforçar os cuidados”, afirmou.

Sobre a previsão para o fim da pandemia, o médico afirmou que acredita que essa doença “veio pra ficar” e é importante que os sistemas públicos de saúde se preparem. “Ter uma UTI, em uma cidade como Nova Odessa, por exemplo, é essencial para evitar que mais pessoas morram à espera de tratamento. Hoje as UTIs estão lotadas e até pacientes com outras doenças estão tendo dificuldade para encontrar vagas”, concluiu.

A moção de congratulações foi apresentada pelo vereador Tiãozinho do Klavin e aprovada por todos os parlamentares. Tiãozinho também teve aprovado requerimento em que questiona o prefeito Cláudio José Schooder (PSD) sobre a data prevista para inauguração da UTI em Nova Odessa, promessa de campanha do atual prefeito.