NOTA DE PESAR - Falecimento da ex-vice prefeita Salime Abdo

A Câmara de Nova Odessa manifesta profundo pesar pelo falecimento da ex-prefeita Salime Abdo, aos 92 anos, neste sábado (18/06).

O presidente da Casa, Elvis Ricardo Maurício Garcia,  o Pelé, como representante dos demais vereadores, destacou a importância histórica de “dona Salime”, como era conhecida por todos. “Dona Salime foi uma referência regional como grande defensora da educação. Tenho certeza que, para seus alunos e para aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com essa grande mulher, ela será inesquecível, além de ser sempre um motivo de inpiração e motivação”, afirmou.

De acordo com informações divulgadas pela Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa, dona Salime faleceu em decorrência de complicações de uma cirurgia cardíaca. O velório foi realizado no Paço Municipal e o sepultamento aconteceu no início da tarde, no Cemitério Municipal de Nova Odessa.

Dona Salime foi homenageada com as duas maiores honrarias concedidas pelos vereadores do município. O título de cidadã novaodessense, em 1983, e a outorga da medalha de mérito Dr. Carlos José de Arruda Botelho, em 2005.

De acordo com as informações do projeto de Decreto Legislativo de concessão da medalha, Salime Abdo nasceu em Vila Novais, São Paulo, aos 14 de fevereiro de 1930. Formou-se professora primária em 1948. No final de 1951, mudou-se para Nova Odessa, na companhia das irmãs Maíba e Nabia, a fim de iniciarem a carreira do magistério como professoras substitutas. Licenciou-se em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional, em 1955, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Dedicou sua vida ao magistério. Como Coordenadora Municipal de Educação, participou da organização de diversos concursos públicos. Elaborou o 1º Estatuto do Magistério Municipal, o Regimento Interno das Escolas Municipais, o Projeto de Instituição do Sistema Municipal de Ensino e o Projeto do Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal de Nova Odessa.

Recebeu o título de cidadã novaodessense, entre outros motivos, pela sua participação no processo de emancipação do município, sendo escolhida datilógrafa da comissão de lideranças locais que lutou e conseguiu a elevação do então distrito a município.
A Prefeitura ainda informou que Salime Abdo foi a primeira mulher (e até hoje a única) a assumir a chefia do Executivo de Nova Odessa, no dia 26 de agosto de 2005, aos 75 anos, quando o então prefeito Manoel Samartin viajou ao Exterior por 16 dias para participar de uma feira de negócios.