Possibilidade de mudança em trânsito mobiliza comerciantes

Proprietários de estabelecimentos da Rua Tamboril procuraram a Câmara para pedir intervenção dos vereadores

Vereadores de Nova Odessa receberam nesta segunda-feira, na Câmara, uma comissão de representantes de comerciantes das ruas Tamboril e Jequitibás, na região do Jardim Alvorada. De acordo com as informações recebidas por estes comerciantes, haveria intenção da gestão municipal de alterar o sentido de direção dessas ruas, que passariam a ter sentido único.

Os comerciantes alegam que a mudança, se viabilizada, traria ainda mais prejuízo aos comerciantes, que já estão sofrendo as consequências da crise econômica e dos reflexos da pandemia de Covid-19.

O vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin (PSDB), é autor de um requerimento sobre o assunto. No requerimento, ele informa que um morador estaria elaborando um abaixo-assinado pleiteando a implantação de sentido único de direção nessas ruas.

Na sessão desta segunda-feira, o vereador também reforçou o pedido dos comerciantes. “Eles disseram que já foram procurados por uma pessoa do setor de Trânsito, que teria confirmado que a mudança acontecerá”, afirmou.

Os comerciantes alegam que não há a necessidade de alteração no trânsito, sendo necessária apenas a devida sinalização dessas vias. Entre as melhorias sugeridas no requerimento estão pintura de solo nas esquinas; colocação de placas indicativas de pare, proibido estacionar, entre outras; demarcação na duplicação das ruas Tamboril e Jequitibás; vagas de estacionamento para idosos e deficientes; faixa elevada para travessia de pedestres e implantação de lombadas.

Participaram da reunião representantes dos estabelecimentos Manduri Festas, Twister Moda Jovem, Depósito Alvorada, Supermercado Ypê e Cláudia Moveis. “Nós estamos aqui para ouvir a demanda dos moradores da nossa cidade e ajuda-los como for possível. Fiz o requerimento e tenho certeza que os responsáveis pelo trânsito de nossa cidade irão avaliar essa situação e não tomarão decisões que prejudiquem os comerciantes”, disse Tiãozinho.

“É preciso muito cuidado ao tomar decisões como esta. Os comerciantes escolheram aquele ponto sabendo que a via é de mão dupla e isso é avaliado no estudo financeiro. Qualquer mudança pode trazer grande impacto para quem faz um investimento comercial”, completou o presidente da Câmara, Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé (PSDB).

Participaram ainda da reunião os vereadores Oseias Domingos Jorge (DEM), Paulo Henrique Bichof (Podemos), Levi Tosta, o Levi da Farmácia (DEM) e Wagner Morais (PSDB). O requerimento foi aprovado na sessão desta segunda-feira e segue para manifestação do prefeito.