Presidente da Câmara apresenta moção de repúdio a ato de injúria racial contra vereadora

Pelé manifestou apoio à vereadora Paolla Miguel, de Campinas, vítima de fala ofensiva

O presidente da Câmara de Nova Odessa, Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, apresentou moção de repúdio ao ato de injúria racial cometido contra a vereadora Paolla Miguel (PT), na 26ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Campinas, nesta segunda-feira (8/11), quando discursava na tribuna.

“Como eu sempre digo, a Câmara é um espaço democrático para o debate de ideias, mas jamais deve ser usada para desrespeitar pessoas ou instituições”, afirmou o presidente no texto da moção.

Na terça-feira de manhã o presidente também emitiu nota oficial manifestando apoio à vereadora de Campinas e “a todos os cidadãos que, mesmo em um país que se diz democrático e igualitário, ainda são obrigados a conviver com atitudes discriminatórias de qualquer espécie”.

De acordo com informações divulgadas pela imprensa regional, Paolla foi chamada de "preta lixo", por alguém da plateia enquanto discursava sobre um projeto que trata do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra e um Fundo Municipal de Valorização da Comunidade Negra.

O presidente da Câmara de Campinas, vereador Zé Carlos, alertou que a sessão era gravada e que as imagens seriam usadas para identificar o autor da injúria.

Paolla registrou boletim de ocorrência na terça-feira e o caso será investigado pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Campinas.

Em Nova Odessa, a moção será lida durante a sessão ordinária da próxima terça-feira (16/11).

Publicado em: 12 de novembro de 2021