Presidente da Câmara participa do lançamento do Coalizão Americana, com foco no incentivo ao setor têxtil

O presidente da Câmara de Nova Odessa, Wagner Morais, participou, na última quarta-feira (24/01), do evento de lançamento da Coalizão Empresarial de Americana e Região, criada oficialmente pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, que terá como foco principal o setor têxtil. O evento foi realizado em Nova Odessa, no Jardim Botânico Plantarum, e reuniu autoridades regionais e empresários.

Com foco no desenvolvimento regionalizado, o secretário de Estado apresentou as características de São Paulo e defendeu o incentivo aos eixos setorizados de negócios de acordo com a vocação regional.

“A fala do secretário impressiona pelo conhecimento acumulado ao longo de anos de trabalho na iniciativa privada, mas também pelo entendimento do Estado como um verdadeiro país dentro do Brasil, capaz de ser ainda mais desenvolvido, ainda mais tecnológico, e de ampliar a geração de emprego, renda e qualidade de vida da população”, afirmou Morais.

A iniciativa do governo considerou a vocação da cidade e região, maior polo têxtil de São Paulo, grande gerador de empregos, e as dificuldades que o segmento vem enfrentado por diversas razões, como a desoneração da folha de pagamento, isenção de impostos para produtos importados de até 50 dólares, incentivos fiscais em outros Estados, importação ilegal de produtos têxteis, entre outros.

O secretário confirmou a implantação da coalização em evento promovido pelo Sinditec (Sindicato das Indústrias Têxteis de Americana e Região), Ciesp Americana e Fidam, com apoio do Sinditêxtil-SP, com a presença de mais de 130 pessoas, entre empresários, empreendedores, representantes de instituições e autoridades regionais.

A demanda principal apresentada pelo Sinditec é a prorrogação do crédito outorgado do ICMS, uma vez que o decreto do governo vence este ano. “É fundamental manter esse instrumento que dá isonomia competitiva às indústrias têxteis, enquanto os efeitos da Reforma Tributária não são totalmente aplicados. Por meio da Coalizão Empresarial pedimos o apoio do secretário Jorge Lima para o encaminhamento dessa agenda”, comentou Leonardo Sant’Ana, presidente do Sinditec.

Essa é a 21ª coalizão criada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico no Estado. Jorge Lima também apresentou as diretrizes do governo estadual para o desenvolvimento econômico, o plano estratégico da Secretaria, com destaque para a reindustrialização, fortalecimento da agricultura, do turismo e do empreendedorismo, e a importância da Coalização Empresarial de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré e Hortolândia.

*Com informações da assessoria de Comunicação do Sinditec.

Publicado em: 29 de janeiro de 2024