Presidente da Câmara recebe representantes da comunidade surda

Entre as demandas apresentadas está a ampliação da política de inclusão social no município

O presidente da Câmara de Nova Odessa, Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, e o vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, receberam, na semana passada, uma comissão de representantes da comunidade surda do município. Entre os assuntos abordados na reunião está a ampliação da política de inclusão social no município.

Presidente da Apadano (Associação dos Amigos dos Deficientes Auditivos de Nova Odessa), Daniel Carlos Tavares acompanhou a reunião e afirmou que o objetivo da comissão é incentivar a adoção de programas e projetos que possam ampliar a participação do surdo na sociedade.

Desde o dia 27 de setembro, as sessões da Câmara contam com intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A ação, que será repetida durante as sessões por um mês, acontece em comemoração ao dia mundial do surdo, lembrado em 26 de setembro.

“O nosso objetivo é tornar a Câmara cada vez mais inclusiva e nossa intenção é, a partir do próximo ano, garantir que essa tradução em Libras seja feita em todas as sessões. Não pudemos fazer isso esse ano por conta das limitações impostas pela lei federal complementar 173/2020, que nos impede de criar novas despesas contínuas até dezembro”, explicou Pelé.

Entre outros assuntos, também foi abordada a necessidade de realização de um novo censo para apuração do número de pessoas deficientes no município, o que auxiliaria na elaboração e condução de políticas públicas para ampliar a inclusão social. Tavares ainda apresentou ao presidente um aplicativo que permite a “tradução” da linguagem sonora para Libras e também de Libras para linguagem sonora como sugestão para implantação nos serviços públicos da cidade. “Com isso os surdos poderiam se comunicar facilmente com os servidores e teriam a garantia de um atendimento de qualidade”, disse.

A reunião também foi acompanhada pelo surdo Martin Clayton Nunes e pela intérprete de Libras Fábia Ramalho da Silva.

Publicado em: 15 de outubro de 2021