Redução de horário de atendimento em creches preocupa vereador

De 12 horas, atendimento foi reduzido para 10 horas diárias; crianças são dispensadas às 16h50

A informação recebida por pais de alunos de creche da rede municipal de Educação de Nova Odessa causou preocupação para eles e para o vereador Levi Tosta, o Levi da Farmácia. De acordo com bilhete entregue em reunião de pais, as creches municipais tiveram o horário de atendimento reduzido de 12 horas diárias para dez. “Os horários de entrada e saída para alunos do período integral, que antes eram das 6h às 18h, agora são das 7h às 16h50. Isso compromete a rotina de muitos trabalhadores que saem do trabalho às 17h15 e precisam do tempo de deslocamento para buscar as crianças”, explicou Levi.

No requerimento de informações sobre esse assunto que protocolou na Câmara, o vereador afirma ainda que até 2020 existia uma Central de Vagas “que tornava a lista de espera por vagas mais transparente para todos os pais”. “Recebemos a informação de que essa central de vagas foi desativada e que agora os pais não têm nenhuma informação sobre o tempo de espera para uma vaga em creche para seus filhos”, afirmou o vereador.

“Considerando que a Educação Municipal recebe os investimentos financeiros necessários, haja vista o investimento em itens de tecnologia como lousas digitais, gostaríamos de entender melhor o motivo que levou a Secretaria de Educação a reduzir o horário de atendimento às crianças, o que causou transtornos, principalmente, aos pais que trabalham e cujo horário de saída do trabalho não é compatível com o novo horário de dispensa dos alunos (16h50)”, completou Levi.

O vereador questiona, no requerimento, se a Central de Vagas foi mesmo desativada, quando e por qual motivo. Pergunta ainda por que houve a redução do horário de atendimento nas creches municipais, quantas crianças estão matriculadas hoje nas creches do município, quantas crianças estão em período integral e quantas crianças estão na lista de espera por vagas em creche.

No comunicado encaminhado a alguns pais foi ainda informado que algumas crianças, de salas específicas, seriam dispensadas ainda mais cedo com a justificativa de que os professores dessas salas tiveram o horário de trabalho reduzido. Levi pergunta  se isso é verdade, o que, segundo dele, demonstraria que a falta de gestão está causando prejuízos a algumas crianças.

Publicado em: 16 de fevereiro de 2022