Vereador aponta compra de lata de tinta por R$ 1.995

De acordo com requerimento apresentado por Cabo Natal, preço médio de mercado é R$ 300

A compra de tinta realizada pela Prefeitura de Nova Odessa, com preços que chegam a R$ 1.995 por lata de tinta de 18 litros chamou a atenção do vereador Sílvio Natal, o Cabo Natal, e motivou a apresentação de requerimento para solicitar esclarecimentos ao poder público.

De acordo com o documento, a prefeitura firmou contrato para compra de tinta para piso na cor cinza chumbo – lata de 18L – pelo preço unitário de R$ 1.995. “A compra nos chamou a atenção, pois o preço pago pelo produto é superior ao praticado no mercado (aproximadamente R$ 300,00)”, explicou Natal.

O vereador afirmou que, no Portal da Transparência da Prefeitura, localizou o edital do Pregão Presencial n. 19/2022 e a ata de registro de preços n. 172/2022, onde está prevista a aquisição de até 60 unidades do produto em questão, pelo preço unitário de R$ 1.995.

Localizou ainda a ata de registro de preços n. 174/2022, firmada com outra empresa, prevendo a aquisição, dentre outros produtos, de até 60 latas de tinta para piso na cor cinza claro – lata de 18L – pelo valor unitário de R$ 1.989,80.

“Consultado o termo de referência do Pregão Presencial n. 19/2022, verifiquei que a Prefeitura fixou como preço máximo de referência o valor de R$ 2.099,6667, para ambos os produtos (tinta para piso na cor cinza chumbo e tinta para piso na cor cinza claro), fato que provavelmente gerou a distorção de preços nas referidas atas”, explicou o vereador.

Natal ainda lembra que, em maio de 2021, a Prefeitura adquiriu produtos da mesma natureza pelo preço unitário de R$ 140 e R$ 145, tinta para piso na cor cinza chumbo e tinta para piso na cor cinza claro, respectivamente.

No requerimento o vereador pergunta

quais os critérios utilizados para a fixação dos preços máximos de referência no Pregão Presencial n. 19/2022, se o valor apurado está correto e se o Executivo pretende anular ou revogar as atas 172/2022 e 174/2022.

Solicita ainda o encaminhamento de cópia das notas fiscais relativas à aquisição de tintas das duas empresas.

O requerimento está na pauta da sessão da próxima segunda-feira, com início marcado para às 14h e transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube.