Vereador busca informações sobre vacinação e quarta onda de Covid-19

O vereador Levi Tosta, o Levi da Farmácia, protocolou requerimento na Câmara de Nova Odessa no qual demonstra preocupação com a adoção de medidas preventivas a fim de evitar o aumento do número de casos de Covid-19 novamente.

“Com base nos dados noticiados, é possível que já estejamos vivenciando o início da quarta onda de Covid: menos letal que as demais por conta da vacinação, mas ainda muito preocupante em razão da ausência de planos de contenção, abandono das máscaras e testagem por parte do poder público”, afirma o vereador no texto do requerimento.

Para o parlamentar, com novas estatísticas apontando um aumento de casos e de internações, faz-se necessário que o poder público organize campanhas educativas em períodos sazonais, como em tempos de frio.

“Não podemos mais enfrentar uma política restritiva, o país não vai aguentar, é complicado, não só pelo governo, mas a população também cansou, porém é o momento de reavaliar algumas ações sanitárias para evitar um novo surto”, defendeu Levi.

“Pensamos que a alta transmissibilidade da variante ômicron iria enfraquecer o vírus, mas ele continua suas mutações. Pelo jeito vamos conviver com esse vírus por um bom tempo. Depois da pandemia, será uma endemia, talvez com um vírus mais transmissível, mas também menos letal”, completou.

Levi afirmou que está recebendo muitos questionamentos e percebeu que as pessoas estão com muitas dúvidas em relação a quanto e onde tomar as doses de reforço da vacina. “Acredito ser de suma importância, nesse momento, uma grande ação do poder público para orientação e até mesmo um grande mutirão em um final de semana para que a vacinação possa ser colocada em dia”, disse.

O vereador questiona a Secretaria de Saúde se já existe algum planejamento ou ações diante dos aumentos de casos de Covid no país; quantos casos positivos foram registrados na cidade nos primeiros cinco meses deste ano; como estão sendo realizados os testes; quantos testes estão sendo comprados por mês; qual foi a última compra e de quantos testes; se existe a possibilidade de fazer um mutirão para vacinação de Covid em um final de semana; e se existe a possibilidade de realizar ações para informação a população do período correto para tomar a vacina. O requerimento está na pauta da sessão da próxima segunda-feira, com início às 14h e transmissão ao vido pelo Youtube e pelo Facebook da Câmara.