Vereador cobra assistentes para garantir inclusão educacional para crianças com deficiência

Segundo Levi Tosta, mães apontaram a ausências as auxiliares e longa fila de espera

O vereador Levi Tosta apontou, durante a sessão da Câmara de Nova Odessa dessa segunda-feira (14/02), a falta de acompanhamento especializado para alunos deficientes na rede municipal de educação. “Esse acompanhamento, que muitas vezes é feito por estagiários de Pedagogia, é essencial para que a educação seja realmente inclusiva”, disse.

Levi é presidente da Comissão de Educação na Câmara. “Estamos assistindo a uma sucessão de coisas que vêm acontecendo e que beira o absurdo”, afirmou. “Temos crianças com deficiência – e eu não tenho o número exato aqui – mas essas crianças têm deficiências que precisariam do acompanhamento de uma professora auxiliar”, defendeu Levi.

O vereador ainda afirmou que não há problemas de ordem financeira para a rede municipal. “Ano passado, sem aulas, foram gastos R$ 66 milhões e, com tudo isso, não temos uma auxiliar para a professora na sala de aula”, disse o vereador.

“Recebi o relato de uma mãe informando que a filha dela está no terceiro ano e não sabe ler, nem escrever. A mãe já disse que gostaria que ela fosse encaminhada para a Apae, mas a direção da escola não concordou. Eu conheço o trabalho da Apae e a entidade propriociona atendimento de primeiro mundo, de causar inveja”, defendeu o parlamentar.

Levi ainda afirmou que conhece crianças que tinham dificuldades de aprendizagem e, com pequeno acompanhamento na Apae, “deslanchou” no aprendizado.

REQUERIMENTO – Em requerimento aprovado na sessão desta segunda-feira, o vereador afirma que a Lei Federal n. 13.146/2015 assegurou aos deficientes um sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

Nesse sentido, uma série de atribuições foram instituídas ao poder público, entre elas a oferta de profissionais de apoio escolar.

“Agora, de acordo com as informações recebidas, temos crianças na fila de espera aguardando o atendimento, pois não há estagiários de Pedagogia para o acompanhamento desses alunos e não haveria previsão para a solução do problema”, disse Levi.

No requerimento, o vereador pergunta quantos alunos com deficiência a rede municipal de Educação possui, quantos alunos já são acompanhados por estagiários de Pedagogia ou por outros profissionais de apoio escolar, quantas crianças com deficiência estão aguardando na fila de espera, qual o motivo desta fila, como está sendo realizado o processo seletivo para estagiários de Pedagogia e quantos estagiários se inscreveram no processo seletivo realizado em setembro de 2021 para a área em questão.

Publicado em: 14 de fevereiro de 2022