Vereador cobra dados sobre vacinação contra paralisia infantil

Levi Tosta aponta dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde que indicam queda no percentual de vacinação

O vereador Levi Tosta, o Levi da Farmácia, é autor de requerimento em que solicita informações da Prefeitura de Nova Odessa sobre os índices de vacinação contra paralisia infantil no município.

No texto do requerimento, o parlamentar informa que tomou conhecimento de que a cobertura vacinal contra poliomielite está abaixo da meta na RMC (Região Metropolitana de Campinas). “Em 2016, a cobertura vacinal era de 99% e caiu para 82,9% no ano passado. Os dados foram levantados pela Secretaria Estadual da Saúde”, informa o parlamentar.

Levi ainda destaca que “diante da baixa cobertura, existe o risco de que a paralisia infantil volte a contagiar pessoas no Brasil, por isso é preciso vacinar as crianças”.

De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde a meta da vacinação contra a paralisia infantil é 95% para imunização ser considerada eficiente. Para ampliar a cobertura vacinal contra a pólio é preciso de apoio da comunidade. A vacinação é fundamental para proteger a população contra diversas doenças.

“Durante a pandemia o foco foi todo voltado à Covid-19 e a vacinação da mesma, por isso agora é o momento de voltar a dar atenção as outras doenças, que também matam e que deixam grandes sequelas, principalmente, nas crianças”, completou o parlamentar.

Diante deste cenário, Levi questiona a prefeitura sobre os percentuais de vacinação no município, se as escolas exigem o atestado de vacinação das crianças, como estão os índices de vacinação de crianças em Nova Odessa e se existe algum planejamento para realização de campanhas de conscientização sobre a importância da vacinação no município.

O requerimento está na pauta da próxima sessão da Câmara, que acontece a partir das 14h de segunda-feira, dia 25 de abril.