Vereador cobra estatísticas sobre vacinação contra Covid, Sarampo e Poliomielite em Nova Odessa

O vereador Levi Tosta, de Nova Odessa, cobrou a divulgação de estatísticas, por parte da Prefeitura, sobre a vacinação de crianças contra Covid, Sarampo e Poliomielite na cidade.

De acordo com o vereador, recentemente a OMS (Organização Mundial de Saúde) e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância) alertaram que os países podem estar diante de condições propícias para o surgimento de surtos graves de doenças que podem ser prevenidas pela vacinação.

De acordo com a OMS interrupções nas campanhas de vacinação e no funcionamento de serviços de saúde relacionadas à pandemia, crescentes desigualdades no acesso a vacinas e o desvio de recursos da imunização de rotina estão deixando muitas crianças sem proteção.

“Os pais recebem muitas fake news e isso tem atrapalhado bastante as imunizações em crianças e adolescentes contra a Covid-19. Infelizmente são fatores que têm levado muitas dúvidas aos pais que acabam hesitando em vacinar. É importante lembrar que a doença acomete crianças e adolescentes, levam a hospitalização e até a morte”, ressaltou o vereador.

“O Brasil registrou novos surtos de Sarampo e até mesmo uma morte neste ano. Desde 2016 a doença estava erradicada no país. É preciso incentivar a vacinação para que essas doenças não voltem a prejudicar nossas crianças”, completou Levi.

De acordo com informações divulgadas pela imprensa regional, a cobertura vacinal contra poliomielite está abaixo da meta na RMC (Região Metropolitana de Campinas). Em 2016, a cobertura vacinal era de 99% e caiu para 82,9% no ano passado, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde.

Diante deste cenário, Levi protocolou requerimento solicitando informações da prefeitura sobre as estatísticas da vacinação contra Covid-19, Poliomielite e Sarampo em Nova Odessa. Pergunta ainda se as escolas municipais exigem apresentação da carteira de vacinação no ato da matrícula e se existe algum planejamento para a divulgação das campanhas de orientação.

O requerimento está na pauta da sessão da próxima segunda-feira (13/05), com início previsto para às 14h e transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook da Câmara.