Vereador cobra políticas públicas voltadas ao atendimento gratuito de animais

Defesa da causa animal sempre foi uma bandeira do prefeito, mas vereador aponta falta de ações práticas para resolver o problema

Uma das “bandeiras” levantadas pelo prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, durante os 16 anos de mandato como vereador foi a causa animal. Agora, no segundo ano de mandato como prefeito, Leitinho está sendo questionado pelo vereador Levi Tosta, o Levi da Farmácia, sobre a falta de políticas públicas voltadas ao atendimento gratuito de animais e campanhas de orientação sobre a posse responsável e redução do número de animais “de rua” no município.

O requerimento de número 51 foi protocolado no dia 20 de janeiro na Câmara de Nova Odessa. Levi reafirma a necessidade de estabelecer políticas públicas voltadas ao controle populacional de animais de rua.

“Conforme amplamente divulgado pelo atual prefeito em sua campanha, ele é médico veterinário e, passado o primeiro ano do mandato, não foram ainda sistematizadas políticas públicas voltadas ao atendimento gratuito de animais e campanhas de orientação sobre posse responsável de animais e redução do número de animais ‘de rua’ no município”, afirmou Levi no documento.

O parlamentar ainda afirma que o aumento do número de animais abandonados nas ruas e procriação sem nenhum tipo de controle é um problema de saúde pública.

No requerimento, Levi pergunta se há um projeto de política pública voltada especificamente às questões que envolvem animais, se há algum projeto para oferecimento de atendimento veterinário gratuito na cidade, em que status se encontra e se há previsão de início desse tipo de atendimento.

Também pergunta se há projeto de campanha de conscientização sobre posse responsável, se há algum projeto ou programa para reduzir o número de animais de rua, e quais são os projetos do governo voltados para a causa animal e que devem ser colocados em prática até 2024.

Publicado em: 31 de janeiro de 2022