Vereador propõe a criação de Centro de Referência do Autismo em Nova Odessa

O vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, propôs, por meio de requerimento, a criação de um Centro de Referência do Autismo em Nova Odessa. O pedido de informações ao prefeito sobre as providências que poderão ser adotadas para atendimento dessa parcela da população foi aprovado na sessão da última segunda-feira.

No requerimento, o parlamentar explica que “o transtorno do espectro autista é caracterizado por dificuldades na socialização, na comunicação e no comportamento”.

“As causas do autismo são desconhecidas e não existe cura, mas, quando diagnosticado precocemente, existem mais chances de melhora do quadro e do desenvolvimento da criança. Pais, mães e cuidadores de crianças com autismo sofrem dificuldades tanto para conseguir um diagnóstico do transtorno como para ter acesso a toda a rede necessária de profissionais para colaborar com o desenvolvimento dos filhos”, afirmou o vereador.

Tiãozinho cita como exemplo o Centro de Referência inaugurado em agosto de 2020, em Araraquara, que foi o primeiro a ser habilitado 1000% pelo SUS (Sistema Único de Saúde). No local atua uma equipe multidisciplinar, formada por fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo e neurologista.

“Nossa proposta é que a prefeitura realize um estudo para implantar algo semelhante em Nova Odessa”, finalizou o vereador.