Vereador propõe a implantação do projeto “Troco Solidário” em Nova Odessa

O vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, propôs, por meio de requerimento, a implantação do projeto “Troco Solidário” em Nova Odessa.

A iniciativa envolveria os estabelecimentos comerciais da cidade, com campanhas para arrecadar “o troco” dos clientes que, posteriormente, seriam destinados a ONGs (Organizações Não Governamentais) e entidades assistenciais do município.

“Para o troco solidário funcionar, o atendente do caixa só precisa perguntar ao consumidor se há a vontade de doar os centavos do troco para a instituição da sua região, e ao aceitar, a doação é registrada de forma automática no sistema, o empresário pode escolher apenas uma instituição ou distribuir as doações entre várias entidades”, afirmou o vereador.

O troco solidário pode ser adotado por todos os estabelecimentos que lidam com o cliente, em especial os supermercados, as drogarias, as lanchonetes e até os postos de gasolina.

A renúncia do consumidor em receber os centavos de seu troco se transforma em créditos em favor de entidades assistenciais presentes e atuantes no Município, para não misturar o dinheiro do estabelecimento com o da doação, é importante a empresa ter um sistema que possibilite fazer essa separação.

“A medida simples atende aos interesses de milhares de pessoas que desejam praticar a solidariedade, mas querem ter certeza de que o valor de suas doações chegará àqueles de que dela necessitam. Ao mesmo tempo, garante ainda que modestamente, uma fonte de doações a entidades que necessitam de recursos para continuar realizando suas ações sociais em favor daqueles que se encontram em situações de vulnerabilidade. Quando as pessoas colocam a moedinha no Troco Solidário elas nem imaginam o tamanho de amor que esse gesto vai gerar”, completa o parlamentar no requerimento.

O documento foi aprovado na última sessão e foi encaminhado à prefeitura.