Vereador propõe debate sobre tarifa de esgoto em Nova Odessa

Levantamento realizado pelo vereador aponta cidades em que o percentual de cobrança é menor

O vereador Oseias Domingos Jorge protocolou requerimento na Câmara de Nova Odessa solicitando um debate com representantes da Ares-PCJ (agência reguladora dos serviços de água e esgoto) sobre a tarifa de esgoto cobrada no município. Se o requerimento for aprovado em plenário, o debate deve acontecer no dia 7 de março.

Levantamento realizado pelo parlamentar aponta pelo menos três cidades em que a tarifa de esgoto não corresponde a 100% da tarifa de água como acontece em Nova Odessa.

O tema já foi abordado por Oseias em fevereiro do ano passado, quando solicitou informações à diretoria da Coden Ambiental, responsável pelos serviços de saneamento em Nova Odessa, sobre a possibilidade de redução da tarifa de esgoto.

Já naquela ocasião o vereador informou que fez um levantamento em cidades sob jurisdição da Ares-PCJ e constatou que em Vinhedo, por exemplo, a tarifa é diferenciado, sendo cobrado 60% da tarifa para coleta e afastamento de esgoto e 80% quando o serviço inclui também o tratamento.

Em Santa Rita do Passa Quatro, também de acordo com o levantamento realizado por Oseias, os valores das tarifas de esgoto correspondem a 80% dos valores das tarifas de água. Em Itu, os valores das tarifas de esgoto correspondem a 80% dos valores das tarifas de água.

“Historicamente, os valores das tarifas de esgoto praticados em Nova Odessa correspondiam a 80% dos valores das tarifas de água até 2014. Em 2015 passou a corresponder a 90% e, em 2016, chegou a 100%”, explicou Oseias.

Com o objetivo de aprofundar a discussão sobre o assunto, Oseias propôs a realização do debate com a convocação do diretor-presidente da Coden, Elsio Álvaro Boccaletto, e o convite ao diretor geral da Ares-PCJ, Dalto Favero Brochi ou outro representante da agência indicado por ele.

As sessões ordinárias da Câmara de Nova Odessa devem ser retormadas na segunda-feira, dia 7 de fevereiro.

Publicado em: 28 de janeiro de 2022