Vereador solicita recursos para revitalização do Bosque Isidoro Bordon

Tiãozinho entregou solicitação ao deputado estadual Dirceu Dalben, de Sumaré

O vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, solicitou ao deputado estadual Dirceu Dalben a intermediação junto ao Governo do Estado para liberação de recursos para revitalização do Parque Ecológico Isidoro Bordon, em Nova Odessa.

Tiãozinho esteve com o deputado nesta quarta-feira (12/02).

O Parque Ecológico Isidoro Bordon, que é também conhecido como zoológico municipal, foi inaugurado em 2004 e se tornou referência até mesmo para outros municípios que buscavam informações e modelos para implantação.

Porém, com o decorrer dos anos e a falta de manutenção adequada, a área e os recintos passaram a ser degradados. “O parque foi construído dentro de todas as normativas técnicas do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), até com recintos maiores do que a exigência legal e chegou a ter mais de 300 espécies de animais”, disse a Diretora de Meio Ambiente, Daniela Favaro, que elaborou o projeto inicial do parque.

“Porém, desde que foi inaugurado, o parque nunca passou por reformas ou revitalizações e, em quase 20 anos, é claro que houve uma degradação do espaço. Hoje é preciso trocar as telas dos recintos que estão quebradas ou enferrujadas, reformar portas e janelas, substituir telhas e melhorar a estrutura da área técnica”, explicou Tiãozinho.

Atualmente o parque está fechado para o público, até mesmo como medida de segurança. São necessários reparos também nas áreas de caminhada, que foram danificadas pelas raízes das árvores e pela umidade. Apenas os servidores públicos acessam o local para manter o cuidado com os animais que permanecem no parque.

REPRESA – Outra área que precisa de intervenção é a lagoa do parque. Quando foi construída, a represa comportava cinco ilhas com animais, como diversas espécies de macacos. “Mas com o passar do tempo o assoreamento da represa fez desaparecer as ilhas”, completou o vereador.

A lagoa é alimentada pelo córrego da Represa, com uma nascente na região do bairro Marajoara, em área do Instituto de Zootecnia. A água foi canalizada e passa por baixo da Avenida Ampélio Gazzetta para chegar à represa e depois segue novamente pelo córrego para a área do Instituto.

Daniela alerta que o assoreamento e a degradação da lagoa estão comprometendo inclusive a avenida, que abriga o Corredor Metropolitano, uma das principais vias entre as cidades de Americana, Nova Odessa e Sumaré. “Por causa do assoreamento da represa, o barranco onde está construída a avenida está desmoronando e isso coloca em risco todo aquele trecho”, explicou.

A diretora acredita que pelo menos 80% da lagoa já está assoreada. “O objetivo é recuperar esse local que já foi um orgulho para toda a cidade e pode voltar a ser um zoológico com diversidade de espécies e um local de lazer para as famílias da cidade”, afirmou Tiãozinho.

Publicado em: 11 de fevereiro de 2022