Vereadora apresenta moção de repúdio ao deputado Arthur do Val

Única mulher no Legislativo de NO, Márcia Rebeschini classificou falas de deputado como desumanas, machistas e misóginas

A vereadora Márcia Rebeschini, única representante feminina no Legislativo em Nova Odessa, protocolou na Câmara uma moção de repúdio ao deputado estadual Arthur do Val, conhecido como “Mamãe Falei”, após falas que a vereadora classificou como “desumanas, machistas e misóginas”.

A parlamentar se refere aos áudios de autoria do deputado em que ele afirma que “mulheres ucranianas são fáceis, porque são pobres”. Os áudios que circulam nas redes sociais desde a noite de sexta-feira e teriam sido enviados em um grupo privado do Whatsapp.

“São fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’. É inacreditável a facilidade. Essas 'minas' em São Paulo você dá bom dia e ela ia cuspir na sua cara e aqui são supersimpáticas", diz em um dos áudios.

As declarações teriam sido feitas durante viagem à Ucrânia com o objetivo de enviar doações para refugiados ucranianos após a invasão da Rússia ao país.

Nos áudios, o deputado estadual também teria comparado a fila de refugiadas à fila de uma balada.

“Neste momento me coloco ao lado das mulheres ucranianas, e presto minha solidariedade. Ser educada e gentil, não quer dizer ser fácil ou estar disponível. Vamos treinar nossas mentes para desejar o que a situação exige”, afirmou a vereadora.

“Não vamos aceitar palavras grosseiras, machistas e hediondas em relação às mulheres, especialmente em um momento extremamente grave como o que assola a Ucrânia e as ucranianas”, completou Márcia.

A moção deverá ser incluída na pauta da próxima sessão, na segunda-feira (14/03), mas Márcia fez a leitura do texto na sessão realizada ontem.