Vereadores buscam recursos em defesa da causa animal

Seis parlamentares de Nova Odessa estiveram na Agemcamp em busca de financiamento para castração e microchipagem

Seis vereadores de Nova Odessa solicitaram à Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) a liberação de recursos para o desenvolvimento de serviços voltados ao bem estar animal, como microchipagem e campanhas de castração.

O presidente da Câmara, Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé (PSDB), e os vereadores Paulo Bichof (Podemos), Oseias Domingos Jorge (DEM), Levi Tosta, o Levi da Farmácia (DEM), Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin (PSDB) e Wagner Morais (PSDB) participaram de uma reunião com o diretor executivo da Agemcamp, Benjamim Bill Vieira de Souza, na segunda-feira (01/03).

“Temos que buscar recursos para todas as áreas. Sabemos que, neste momento, todos os olhares estão voltados para a saúde e para o combate à pandemia. Mas ainda temos outros problemas sociais que precisam de atenção e um desses temas é a causa animal. O controle de animais pela microchipagem garante a posse responsável e as campanhas de castração reduzem os animais de rua, o que também é um problema de saúde pública”, afirmou o presidente da Câmara.

Bichof também ressaltou a diversificação de recursos. “Verba pública muitas vezes é carimbada e o dinheiro que já está destinado para uma coisa, não pode ser usado para outra. Então estamos aqui para pedir que o Estado destine para Nova Odessa uma parte desses recursos que já estão previstos para a atenção aos animais”, explicou.

Oseias destacou o aumento do número de animais abandonados. “Estamos enfrentando uma crise econômica e muitas famílias se mudam para casas menores e acabam abandonando seus animais. Não podemos fechar os olhos para essa realidade”, disse.

Levi destacou o caráter social da posse responsável. “Muitas pessoas mantém seus animais com muito carinho, como verdadeiros membros da família, mas não têm recursos, por exemplo, para a castração ou a implantação do chip”, afirmou.

Tiãozinho lembrou que os animais abandonados acabam causando riscos. “Ciclistas, pedestres e motociclistas podem ser vítimas desses animais abandonados, que muitas vezes se veem acuados nas ruas e podem atacar”, acrescentou.

Morais, por sua vez, defendeu a busca de recursos externos. “A administração da cidade já está com seu orçamento apertado. Estamos buscando recursos de fora para ampliar as campanhas de castração e as ações em defesa dos animais. Já recebemos recursos do deputado federal delegado Bruno Lima e agora estamos pedindo à Agemcamp”, completou.

Bill destacou a importância do tema. “A Câmara Temática do Bem-Estar Animal foi criada aqui na Agemcamp por um pedido meu e agora vamos estudar a proposta apresentada pelos vereadores e buscar a melhor forma de ajudar Nova Odessa com mais essa ação”, concluiu.