Vereadores cobram ações contra febre maculosa em Nova Odessa

Após a divulgação de mortes por febre maculosa na região, os vereadores Paulinho Bichof e Levi Tosta, o Levi da Farmácia, de Nova Odessa, apresentaram requerimentos solicitando informações e ações por parte da Prefeitura para prevenir a doença.

Levi afirma que a febre maculosa é uma patologia infecciosa ocasionada por uma bactéria transmitida por meio da picada de uma espécie específica de carrapato, cujos sintomas podem ser confundidos com aqueles de outras enfermidades caracterizadas por febre elevada.

As capivaras são reconhecidas como um dos hospedeiros do carrapato estrela (Amblyomma cajennense), vetor da doença em seres humanos.

A imprensa regional tem amplamente noticiado a ocorrência de casos de febre maculosa na cidade de Campinas, resultando no lamentável falecimento de quatro pessoas. “Considerando que foram constatadas a presença de capivaras em determinados locais, em especial no Campo do Jardim São Jorge e da Rua Niterói, assim como em outras áreas de intensa circulação diária de pessoas, entendo ser necessário adotar medidas imediatas, visando coibir a proliferação desses carrapatos”, explicou o vereador.

No requerimento Levi pergunta se existe um mapeamento dos locais com maior risco da doença no município e se há levantamento de quantidade de capivaras e dos locais de maior incidência. Também pergunta quantos exames foram realizados, quantos casos foram confirmados e quantos óbitos foram registrados nos anos de 2021, 2022 e 2023.

Ainda sobre os exames para diagnóstico da doença, Levi pergunta qual o tempo médio para liberação do resultado.

Paulinho, por sua vez, questiona se a prefeitura possui plano anual, semestral ou mensal com as ações de prevenção ao contágio da febre maculosa, se existe plano de contingência para limpeza das áreas com risco de contaminação e se existem planos de ações para a prevenção da febre maculosa dividido por Setor de Parques e Jardins da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Diretoria de Serviços Urbanos da Secretaria de Obras, da Defesa Civil e do Setor de Zoonoses Municipal.

Os requerimentos estão na pauta da sessão da próxima segunda-feira, que tem início às 14h e transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook.