Votações da Câmara de Nova Odessa passam a ser eletrônicas

Em mais uma etapa do processo de modernização da Câmara de Nova Odessa, o plenário da Casa passou a contar com painel eletrônico de votação. A partir da sessão da próxima segunda-feira (03/04), todas as votações realizadas pelos vereadores serão eletrônicas, assim como o controle de presença dos parlamentares às sessões.

“Acredito que Nova Odessa seja a última Câmara da região a instalar o painel eletrônico. É uma maneira de tornar as votações mais ágeis, eficientes e transparentes. Investir em tecnologia no poder público é melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, além de oferecer melhores condições de trabalho aos servidores”, afirmou o presidente da Câmara, Wagner Morais.

“Os estudos apontam que o poder público está 30 anos atrasado em relação à evolução tecnológica mundial. Desde a antiga gestão da Câmara, com o vereador Elvis Pelé como presidente, iniciamos esse processo de modernização, substituindo o papel pelos sistemas de gestão integrada virtuais e comprando novos computadores. Depois mudamos para um novo imóvel, com mais segurança e acessibilidade. Agora demos mais esse passo com o novo sistema de votação eletrônica”, completou o diretor geral da Câmara, André Faganello.

A implantação, criação, desenvolvimento, ativação e customização do sistema de votação eletrônica teve o custo de R$ 79.953 e foi contratada por meio de licitação, pelo sistema de pregão presencial. A locação do software de gestão tem custo mensal de R$ 9,1 mil. A empresa vencedora do pregão foi a Install Tecnologia.

Para o funcionamento do novo sistema foram instalados no plenário uma TV de 85 polegadas, quatro monitores de 50 polegadas, três monitores na Mesa Diretora e nove totens com microfone para votação.

Os vereadores e servidores participaram de um treinamento realizado na última quarta-feira para operacionalização do sistema, que começa a ser utilizado na próxima segunda-feira.