Acompanhe nossas redes sociais

Nova Odessa sedia encontro do Parlamento da RMC  

Palestra sobre “Mobilidade Urbana em Tempos de Trem Bala”, com Emiliano Affonso Neto, marca encontro que acontece dia 14

 

O presidente do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), o vereador Pepo Lepinsk (Indaiatuba), preside sexta-feira (14), a partir das 10h, em Nova Odessa, o 3º encontro do ano do colegiado. A reunião de presidentes de Câmara e vereadores, contará com a palestra “Mobilidade Urbana em Tempos de Trem Bala”, proferida pelo engenheiro e diretor do SEESP (Sindicato dos Engenheiros e Arquitetos de São Paulo) e especialista em Mobilidade Urbana, Emiliano Stanislau Affonso Neto.

O objetivo do encontro é voltar ao assunto “trem bala”. Mês passado, durante a reunião de posse da nova diretoria do Parlamento, ocorrida em Campinas, os legisladores já haviam debatido o assunto, em especial, a publicação do edital de instalação do trem que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro, e que deixou Campinas de fora do projeto.

Em março, por decisão do colegiado, os presidentes de Câmara protocolaram moções de apelo e repúdio nos 21 Municípios que compõem a RMC. Os documentos foram remetidos à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) individualmente e também seguiu em nome da RMC, assinado pelo presidente Pepo Lepinsk.

Segundo Pepo, a intenção da correspondência foi registrar o descontentamento do colegiado com a mudança do traçado do trem de alta velocidade, solicitando a inclusão de Campinas como um dos pontos de embarque e desembarque. “O mínimo que esperamos é uma resposta; como ela não veio até agora, voltaremos ao assunto nesta nossa 3ª reunião do ano”, explica Pepo Lepinsk.

“Representamos a força de quase 3,3 milhões de habitantes, reunimos 21 Município e sabemos que a nossa população tem muito a perder com a mudança de traçado; não é possível ficarmos parados neste momento da história”, afirma o anfitrião da reunião, o presidente da Câmara de Nova Odessa e 1º secretário da RMC, Wagner Morais.

“Agir em conjunto é a forma que encontramos de cobrar respostas para prestarmos esclarecimentos a nossa população e essa 3ª reunião servirá para aprofundarmos o assunto, agora de forma técnica e com a palestra de um especialista, o engenheiro Emiliano”, ressalta Luiz Rossini (Campinas), 1º vice-presidente do Parlamento.

PALESTRANTE

 

Engenheiro formado pela Universidade Mackenzie (SP) em 1977, com diversos cursos de especialização na área de transporte público, Emiliano Stanislau Affonso Neto, é diretor do SEESP (Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo), conselheiro da AEAMESP (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô), especialista do Metrô de São Paulo e experiente profissional da área de transportes.

Emiliano já atuou na Companhia do Metrô de São Paulo, ocupando os cargos de Coordenação e de assessoria nas áreas de projeto, gestão e planejamento. Atualmente é especialista do Metrô, tendo coordenado a área de concepção e de planejamento de novas linhas metroviárias até ser cedido ao SEESP.

 

Em 2000 foi para a AEAMESP, ocupando os cargos de presidente, diretor e conselheiro, este último sendo ocupado até a atualidade.

De 1983 até 1986, esteve na Secretaria Estadual dos Negócios Metropolitanos, onde ocupou os cargos de gestão, tendo sido chefe da assessoria do Secretário e atuado, junto às secretarias, prefeituras, câmaras, a Emplasa e ao Metrô, na implantação de linhas metroviárias, da Rede Metropolitana de Trólebus e do Anel Viário Metropolitano.

O engenheiro também participou da elaboração de proposta da rede futura do Metrô de São Paulo e da concepção de novas linhas de alta e média capacidade; foi conselheiro e consultor na área de transporte do Conselho das Cidades; atuou, junto a entidades e ao Governo federal, na proposição do novo estatuto da mobilidade; articulou ações que culminaram com a redação e aprovação da PEC 10.636 que permite o uso de recursos da CIDE no transporte público estadual e municipal; participou ativamente na articulação que culminou no lançamento de Frente Parlamentar de Transporte Público, em Brasília; ajudou a criar na ALESP, a Frente Parlamentar em prol do Transporte Metroferroviário; participou de ações para a implantação da RMT, corredor de trólebus/ônibus com mais de 30 km ligando o Jabaquara à São Mateus e passando pelos municípios do ABCD e da complementação do anel viário metropolitano através da ligação viária entre a marginal Pinheiros e a rodovia Fernão Dias; e foi presidente da AEAMESP e do MDT, movimento pelo direito a um transporte público de qualidade, que conta com a participação da sociedade civil organizada e de usuários e operadores de transporte público.

O engenheiro faz palestras e eventos pelo Brasil, tendo colaborado para a dinamização e crescimento da Semana de Tecnologia Metroferroviária, evento técnico do setor metroferroviário de expressão internacional; organizador, palestrante e debatedor em diversos eventos do setor de transporte em todo o país.


Outras Notícias

Fique por dentro





Horário de Atendimento:

De segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Nosso e-mail de atendimento:

sic@camaranovaodessa.sp.gov.br

Telefone para contato:

(19) 3466-8866


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!