Pelé destina recursos para o Uva e para as entidades Casulo e Apae

O vereador Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, destinou as emendas do orçamento impositivo a duas entidades assistenciais do município, além do time de futebol UVA (Unidos da Vila Azenha). A Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e a Casa Abrigo Casulo foram escolhidas pelo vereador para receber recursos em 2024.

Pelé destinou R$ 300 mil para o UVA para o custeio das atividades desenvolvidas pelo time. Uma dessas atividades é o projeto social que atende mais de 250 crianças, de três a 17 anos, com aulas gratuitas de futebol de campo.

Para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Pelé destinou R$ 323.676,65 para manutenção das atividades desenvolvidas pela instituição que, há mais de 40 anos, realiza o atendimento de crianças com deficiência no município.

A Casa Abrigo Casulo deverá receber R$ 23.676,65 para o custeio das atividades de atendimento a crianças em situação de vulnerabilidade social.

“A Apae e a Casulo desenvolvem um trabalho essencial em nossa cidade, com o atendimento de crianças que precisam de cuidados e atenção especial. O UVA foi o primeiro time a ser reconhecido como instituição de utilidade pública no município exatamente porque mantém suas atividades com seriedade e comprometimento. Acredito que os recursos serão muito empregados em ações que beneficiam toda a comunidade”, afirmou Pelé.

O projeto de lei 98/2023, que estima receita e fixa despesas para o exercício de 2024 (Orçamento), e as emendas apresentadas por todos os vereadores estão na pauta da sessão da próxima segunda-feira (27/11). A sessão tem início as 14h, com transmissão ao vivo pelo Youtube e pelo Facebook.

ORÇAMENTO IMPOSITIVO - O chamado Orçamento Impositivo foi aprovado em Nova Odessa em 2021. O objetivo é ampliar a participação popular na destinação de recursos do orçamento municipais através dos vereadores, representantes eleitos pelo povo.

Desde o ano passado, com o aumento do percentual do orçamento impositivo, os parlamentares podem escolher o destino de 2% da Receita Corrente Líquida por meio de emendas apresentadas ao projeto de lei que fixa receitas e despesas do município.

Para o orçamento de 2024, cada vereador pode escolher a destinação de R$ 647.353,30, sendo que metade desse valor deve ser destinado para investimentos em saúde. As emendas deverão ser aprovadas em plenário.

Publicado em: 24 de novembro de 2023