Vereador alerta para riscos da automedicação

Em requerimento, Levi questiona a prefeitura sobre a adoção de medidas para orientação da população

O vereador Levi Tosta, o Levi da Farmácia (DEM), aproveitou que hoje é o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos para protocolar requerimento solicitando informações sobre as ações que a Prefeitura de Nova Odessa tem adotado para a conscientização dos pacientes sobre os riscos da automedicação.

Levi lembrou que a data foi criada exatamente para fazer esse alerta sobre o risco do uso de medicamentos sem acompanhamento médico.  “O objetivo da data é ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios”, afirmou.

Diante disso, o vereador questiona a Secretaria de Saúde sobre a existência de projeto voltado à conscientização dos pacientes sobre a automedicação e quais ações já são desenvolvidas junto à comunidade. Questiona ainda, caso não haja projeto em andamento, quais medidas poderão ser adotadas pela secretaria para conscientização sobre a automedicação e o descarte adequado de medicamentos.

De acordo com o Conselho Nacional de Saúde, medicamentos, quando usados de forma inadequada, podem trazer vários problemas à saúde e até ao meio ambiente. É fundamental seguir orientação médica e escutar profissionais de saúde, como farmacêuticos. A automedicação é perigosa, especialmente com antibióticos, que podem selecionar bactérias resistentes.