Vereador propõe campanha de alerta para riscos de perda auditiva

Uso de fones de ouvido, por exemplo, pode oferecer riscos se o volume for alto demais

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os riscos da exposição a ruídos excessivos, o vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, propôs a criação da Semana de Combate à Perda Auditiva em Nova Odessa.

O projeto de lei foi aprovado na sessão do dia 12/07, antes do recesso parlamentar, e depende de sanção do prefeito para se tornar lei.

Na justificativa do projeto o parlamentar explica que, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (de março deste ano), 2,2 milhões de pessoas possuem deficiência auditiva no Brasil. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que uma em cada quatro pessoas terão problemas auditivos até 2050.

“A perda auditiva se não for tratada pode ter um impacto devastador na capacidade das pessoas de se comunicar, estudar e ganhar a vida. Pode, ainda, afetar a saúde mental das pessoas e sua capacidade de manter relacionamentos”, afirmou o vereador.

S Semana de Combate à Perda Auditiva, segundo Tiãozinho, é uma forma de prevenir a perda auditiva, através da conscientização das pessoas sobre os riscos da exposição excessiva a ruídos.

Além de outros temas, o vereador propõe que, durante a semana, sejam debatidos assuntos como os malefícios do uso exagerado e sem controle dos fones de ouvidos em volume que exceda o nível tolerável de decibéis; a necessidade de fornecimento e utilização adequada de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) aos trabalhadores expostos a ruídos durante a jornada de trabalho; e fatores e características da surdez congênita.

De acordo com o projeto aprovado pela Câmara, o evento será realizado, anualmente, na última semana do mês de setembro, em alusão ao Dia Municipal do Surdo, comemorado em 26 de setembro.