Vereador vai a Holambra para conhecer programas de Educação

O vereador Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé, esteve em Holambra na semana passada para conhecer os projetos desenvolvidos na rede de educação pública municipal. Entre as ações estão as cinematecas e o programa de ética e cidadania nas escolas.

Além disso, em Holambra todas as crianças são atendidas em creches 10 horas (das 7h às 17h). “Nós já tivemos esse atendimento em Nova Odessa, com horário estendido das creches, e eu entendo que é uma ação muito importante para os pais, que trabalham o dia todo e não podem sair no meio da tarde para buscar as crianças”, disse Pelé.

Pelé foi recebido pela diretora de Educação de Holambra, Claudicir Brazilino Picolo, que já foi secretária de Educação em Nova Odessa, de 2013 a 2020.

“É essencial conhecer outras realidades e trocar experiências. Receber o Pelé aqui e conversar sobre educação e sobre Nova Odessa é uma satisfação muito grande. Sempre vou contribuir com o que estiver ao meu alcance para colaborar com a minha cidade”, disse Claudicir. “Holambra vive uma realidade um pouco diferente, mas com certeza eu trouxe experiências de Nova Odessa pra cá e podemos levar as experiências daqui para Nova Odessa”, completou.

As cinematecas são estruturas que contam com projetor e home theater, além de acervo de 90 livros - 10 deles disponíveis em braille, para deficientes visuais - e 40 DVDs infantis. Elas fazem parte do projeto Cine Leitura, do Ministério da Cultura, patrocinado pela concessionária Renovias e que tem por objetivo aproximar as crianças da literatura e do audiovisual.

O projeto de ética e cidadania envolve ações de conscientização nas escolas. Além disso, Holambra conta, desde 12 abril, com o Botão de Segurança, um aplicativo que permite o acionamento da Guarda Civil Municipal, por parte de colaboradores das unidades de ensino, em caso de atividades suspeitas ou ações que possam colocar em risco a comunidade.